
A receita do bolo-de-rolo foi inspirada em doce português / Foto: Diego Albuquerque
Para acompanhar o café nos lanches de fim de tarde, os natalenses costumam a deliciar o bolo-de-rolo, doce característico da região Nordeste.
A iguaria consiste em uma massa enrolada, composta de farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar. Essa mistura envolve generosas quantidades de doce de goiaba, sendo cortada em finas camadas, que são deliciadas aos poucos.
Confira a receita do bolo, que já se espalhou por diferentes partes do Brasil, no vídeo abaixo:
Origens
Com a receita trazida pelos colonizadores portugueses no século 17, o colchão de noiva era um doce típico da Região do Algrave, que tinha como recheio frutas e especiarias europeias.
Devido ao fato de os ingredientes não serem encontrados em terras brasileiras, a iguaria foi adaptada às condições locais. Com isso, a matéria-prima do doce passou a ser a goiaba, abundante em território tupiniquim.
Tradição doceira do Nordeste
Com o começo da exploração da cana-de-açúcar na época do Brasil Colônia, a produção de doces no local tornou-se frequente. Com a grande quantidade de açúcar nos engenhos do Nordeste, diversos quitutes – hoje típicos – foram criados na região.