Apesar de estar localizada dentro da própria cidade de São Paulo, decidimos enquadrar esse post nesta categoria por se tratar de um verdadeiro passeio pela história.

Independência ou morte
Parte do Museu da Cidade de São Paulo, que reúne outras onze construções e monumentos, a Casa do Grito tem seu nome ligado à independência do Brasil, proclamada por Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, em 1822. Apesar disso, historiadores apontam que a casa não fazia parte do cenário da proclamação por ter sido construída posteriormente, por volta de 1844.
De qualquer forma, mesmo sabendo que a casa ainda não estava lá, fica difícil não associá-la à construção que aparece no quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, também conhecido como “O Grito do Ipiranga” (veja acima).
O Museu
A exposição resgata a importância histórica da casa, uma das últimas construídas em pau-a-pique que ainda existem em São Paulo, e a sua relevância para o Patrimônio histórico.
A construção é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) do Estado de São Paulo.
Localização
A Casa do Grito fica na Praça do Monumento, dentro do Parque da Independência, no Ipiranga.
A visitação ocorre de terça a domingo, entre 9h e 17h. A entrada é gratuita.