Localizada a 13 quilômetros do centro de Manaus, a Ponta Negra é uma das principais enseadas de água doce do Brasil. Banhada pelo Rio Negro, a praia é também um dos destinos mais procurados do Amazonas.
Originalmente, o local era habitado pelos índios Manaó, que deram nome à cidade. Com a fundação e o desenvolvimento de Manaus, a região passou a ser habitada por famílias de alto poder aquisitivo e o bairro da Ponta Negra tornou-se um dos mais nobres da capital amazonense.

Devido à cheia do Rio Negro, faixa de areia só fica visível entre agosto e janeiro / Foto: Luciana Christante
A orla da praia, rodeada por um calçadão, é dotada de várias atrações, como área para caminhada, quadras poliesportivas e restaurantes. A vida noturna também é agitada, com música ao vivo nos bares adjacentes à calçada.
Outras atrações do local são o Anfiteatro da Ponta Negra, com capacidade para abrigar 15 mil pessoas em espetáculos variados, e a feira de artesanato, que vende produtos típicos do Norte.
Nova Ponta Negra
Para a Copa de 2014, a prefeitura de Manaus planeja revitalizar a orla da praia. Está prevista a construção de um Mirante e uma Marina, além do aumento do espaço voltado para a prática de esportes e da implementação de outras melhorias na infra-estrutura do local.
Veja mais detalhes do projeto no vídeo abaixo: