Uma das casas de espetáculos mais refinadas de Curitiba, a Capela Santa Maria tem mais de 60 anos de tradição. Localizado no centro da cidade, o ambiente respira música clássica.
Inaugurado em 1939, o espaço fazia parte das dependências do Colégio Santa Maria. O prédio, que foi construído no estilo arquitetônico neoclássico, pertenceu à instituição de ensino por quase seis décadas.
Após vários anos de pouca utilização, a capela foi transferida para a tutela da prefeitura, em 1998. Obras de revitalização interditaram o edifício, que foi reaberto dez anos mais tarde, com nova roupagem.

Capela se transformou em refinado espaço para concertos / Foto: Fundação Cultural de Curitiba
As intervenções geraram um luxuoso teatro, com capacidade para cerca de 280 pessoas. O local é destinado à música erudita, recebendo concertos clássicos, de grupos brasileiros e do exterior, além de apresentações de óperas e corais.
Espaços para ensaios, salas de produção e acervo de partituras também fazem parte da estrutura do centro cultural.
Camerata Antiqua de Curitiba
Formado em 1974, o grupo de música erudita é mantido pela prefeitura e tem a Capela Santa Maria como sede oficial, onde ensaia e se apresenta frequentemente. O conjunto conta com 37 integrantes, divididos em instrumentos de corda, piano, órgão, cravo e vocais.