Fruto dos traços ousados de Oscar Niemeyer, a Catedral de Brasília é uma das obras mais marcantes da capital. Localizada na Esplanada dos Ministérios, a construção é decorada com preciosas peças artísticas.
A igreja foi inaugurada em 1970, doze anos após o início das obras. A estrutura, que possui 40 metros de altura, conta com 16 arcos de concreto que apontam para cima. A capela é circundada por um espelho d’água.
Logo no caminho de entrada, quatro estátuas de bronze do italiano Alfredo Cheschiatti saúdam o visitante. As obras representam os evangelistas Lucas, Mateus, Marcos e João. Também do lado de fora fica um campanário com quatro sinos, doado pelo Governo da Espanha.
Dentro da capela
No interior, o que mais chama atenção é o vitral do teto, que rodeia em 360° a estrutura da igreja. Pintada pela artista francesa Marianne Peretti, a armação de vidro permite que a capela seja iluminada pelo céu da capital federal. No centro do teto estão penduradas estátuas dos três anjos da anunciação.
“Via Sacra” – de Di Cavalcanti — e pinturas de passagens da vida de Maria – feitas por Athos Bulcão – são obras de arte que decoram o espaço, que ainda conta com altar doado pelo papa Paulo VI.