Localizada na região central da Bahia, a Chapada da Diamantina é um dos locais de paisagens naturais mais belas do Brasil. A área teve grande importância durante o auge da exploração do ouro e outras pedras preciosas, entre os séculos 17 e 19.
Nas últimas décadas, com a mineração proibida no local, a região virou importante centro de visitação turística.
Suas montanhas, nascentes de rios, grutas e cachoeiras ganharam maior amparo com a criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina, em 1985. A área de preservação ambiental, que tem 152 mil hectares, é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Os dois pontos mais altos da Bahia encontram-se no parque: o Pico das Almas, com 1958 metros, e o Pico do Barbado, que tem uma altura de 2033 metros e também é o topo da Região Nordeste.
As serras da Chapada abrangem uma área de aproximadamente 38.000 km².
Nascentes de vários dos principais rios da Bahia encontram-se no local, como o Paraguaçu. A combinação da abundância das águas com o relevo acidentado da região forma uma série de cachoeiras, entre as quais se destacam a Cachoeira da Fumacinha, Mixila e Sossego.

Cachoeira Buracão
Esportes Radicais
Além de oferecer tranquilidade, as belas paisagens do parque são um prato cheio para os amantes dos esportes radicais. As diversas trilhas, formações rochosas e quedas d’água permitem a prática de atividades como trekking, escalada, rapel e arvorismo.
Arqueologia
O visitante que comparecer à região da Chapada Diamantina, compreendida em sua maioria no município de Lençóis, também pode conferir as riquezas arqueológicas do local, que conta com pinturas rupestres em algumas rochas e grutas.

Paisagem da Chapada Diamantina também é composta por rochas e grutas - Foto: miradas.com