O Brasil Imperdível preparou um especial com os melhores posts do ano. Serão apresentadas as praias, os preparativos para a Copa do Mundo, os centros culturais, as atrações de água doce, as contribuições dos leitores e os deliciosos pratos que marcaram presença nesse primeiro ano do blog. As listas mostrarão sempre os posts mais compartilhados nas redes sociais.
Dando sequência à série, é chegada a hora de abordar a imensa diversidade cultural do Brasil. Construções clássicas, manifestações folclóricas, lendas e cidades históricas que fizeram sucesso no site serão revisitadas a seguir.
Top 10

Construções antigas dão charme à Tiradentes / Foto: Glauco Umbelino
A décima posição é do post sobre Tiradentes, cidade histórica que exibe belas construções do ciclo do ouro. A lista segue com o Cine São Luiz, glamourosa sala de projeções em Fortaleza, que teve seu auge na primeira metade do século passado. Ocupando o oitavo lugar, temos a incrível história dos fenícios que teriam deixado suas marcas no Rio de Janeiro, especialmente na Pedra da Gávea, que também é cercada por outras lendas.

Teatro Amazonas é decorado com peças provenientes da Europa
Um posto acima, os traços arquitetônicos de Oscar Niemeyer na Pampulha marcam presença. O pomposo Teatro Amazonas é o sexto colocado, por apresentar decoração bastante luxosa da época do Ciclo da Borracha.

Maracatu agita as noites do Recife Antigo
Manifestação cultural das mais tradicionais de Pernambuco, o Ensaio de Maracatu no Recife Antigo ficou com a quinta posição. Outro evento folclórico nordestino ocupa o quarto lugar. Trata-se da Festa de Santa Bárbara/Iansã, que reúne adeptos do catolicismo e do candomblé nas ruas de Salvador.

Inhotim é atração no município de Brumadinho (MG)
Iniciando o predomínio da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Inhotim ocupa a terceira posição. A 60 quilômetros da capital mineira, o museu traz ótimo acervo de arte contemporânea e belezas naturais.

Feira Hippie leva milhares de pessoas às ruas de Belo Horizonte
O segundo lugar é da Feira Hippie, que agita as manhãs de domingo dos belo-horizontinos desde o final da década de 1960. As barraquinhas, que ocupam a principal avenida do centro da cidade, oferecem artesanato e quitutes típicos de Minas Gerais.
Primeiro colocado
A tradição das catedrais mineiras foi reafirmada neste ranking, com a Igreja de São José na primeira colocação. Um dos cartões postais de Belo Horizonte, o local foi construído no início do Século 20 e abriga peças de arte sacra valiosas. A igreja recebe mais de 6 mil visitantes por semana.