
No Mercado do Produtor, cliente pode escolher, nas bancas, qual será o peixe de sua refeição / Foto: Oriol - estamosdeacuerdo
Inaugurado em 1984, o Mercado do Produtor é destino certo dos apreciadores de frutos do mar. Com uma grande variedade de espécies, o local é uma das maiores referências no comércio de peixes no Rio de Janeiro.
Localizado na Avenida das Américas, uma das principais vias da Barra da Tijuca, o centro comercial é um dos poucos da região cujo foco não se concentra em produtos industrializados.
Origens
No início da década de 1980, vários comerciantes vendiam peixes frescos em diferentes pontos da Barra da Tijuca, numa estrutura semelhante aos camelôs. Para melhorar as condições de trabalho, a prefeitura criou uma estrutura fixa para a venda de pescados.
Atualmente, o espaço conta com cerca de 20 bancas, sendo que a maioria oferece frutos do mar da melhor qualidade.
Espaço gastronômico
O local também se notabiliza pela qualidade dos restaurantes, que estão entre os mais conceituados da capital fluminense. Uma peculiaridade das refeições no mercado é o fato de o cliente poder definir, nas bancas, qual peixe será degustado.
Após a escolha, o pescado fresco vai direto para a cozinha, conferindo um sabor especial aos pratos oferecidos.